quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lançamento - CD


CD: Fotos, Baladas e Recordações


Com um conteúdo essencialmente romântico, temperado aqui e ali por incursões na música regional nordestina mesclada ao Pop Internacional, este disco reflete bem a pluralidade e a dimensão poética do cantor e compositor (baiano de Feira de Santana) Carlos Pitta. Um artista cuja carreira musical sempre foi marcada por fusões de elementos e influências contemporâneas variadas de Luiz Gonzaga aos Beatles, passando por Raul Seixas, Roberto Carlos e Bob Dylan, prezando sempre pela qualidade e sem se render aos apelos fáceis do sucesso meramente comercial.


Sexto CD e 14º disco do autor, Fotos, Baladas e Recordações traz para o público onze músicas em versões e arranjos originais, três delas do próprio autor. Na composição do CD, músicas do repertório de Roberto Carlos, Vander Lee, Renato Russo, Ronnie Von e Diana Pequeno. Sem esquecer dos ritmos regionais.


Um disco principalmente suave, com alguns elementos dançantes, para ouvir e sonhar, recordar e relaxar...


”Este é um CD que reflete cenas do meu cotidiano e em que eu lanço minha alma romântica no mundo, como um cronista da minha própria vida”, diz Pitta. Notadamente nas composições próprias, como Todos os Caminhos Levam a Feira de Santana, Poeta Lunático e O Homem que Toca Blues Lá no Mississipi.


MÚSICAS

1 - Coisas da Paixão – (La Solitude) – (Pietro Cremonesi / A. Valsiglio / F. Cavalli) - sucesso italiano gravado por Laura Pausine e Renato Russo, que aqui ganhou versão do músico Mano Góes, da Banda Jammil “É uma música em que assumo meu lado romântico e que foi gravada a partir de uma identificação minha com as baladas,” diz Pitta.


2- Poeta Lunático Música de autoria do próprio Pitta, remete às transformações sofridas por Feira de Santana, sua cidade natal, “onde antes passavam bois e boiadas por caminhos de chão e hoje passam caminhões e carretas por grandes viadutos”. Antenada com os tempos atuais, traz uma batida que realça o lado original, mas num clima rock’n roll, com letra estilo Raul Seixas.


3- Todos os Caminhos Levam a Feira de Santana – (Carlos Pitta) - Num gostoso ritmo regional temperado pelo acordeom, essa música, como o próprio título define, mostra a cidade como um grande entroncamento energético, por onde tudo passa: o bem e o mal, a estação orbital, o rei do baião, o touro do sertão..., isto porque o Norte/Nordeste e o Sul/Sudeste se cruzam em Feira de Santana, cidade que faz a ponte entre o regional e o universal, o profano e o sagrado, de uma forma única e singular.


4- Esperando Aviões Mais um sucesso romântico de autoria do mineiro Vander Lee, que ganhou uma versão especial na voz de Pitta, com toque de violão flamenco como um sonoro pano de fundo. Adocicada e aveludada, soa macio aos ouvidos, levando ao romantismo e à contemplação.


5- A Minha História Versão do hit italiano La Mia Storia Tra Le Dita (de Gianluca Grignani/Massino Lucca) que no Brasil fez grande sucesso na voz de Ana Carolina. Dentro da cota das canções românticas, o hit aqui ganhou outra letra, na versão de José Augusto/Paulo Sérgio Valle e é magistralmente explorado por Pitta com um tom suave que faz sonhar os apaixonados.


6- Minhas Desculpas Xote de João Silva (parceiro de Luiz Gonzaga) e Zé Mocó, traz toda poesia regional, num ritmo gostoso e dançante que revela a relação do artista com o Nordeste e o forró. Para ouvir e dançar.


7- O Homem que Toca Blues Lá no Mississipi De autoria do próprio Pitta, com uma letra belíssima e reflexiva, essa música reúne uma sonoridade única, mesclando influências pop contemporâneas e do blues americano. Inspirada num filme sobre a vida de Bob Dylan, traz um arranjo em que não falta a tradicional gaita de boca, acompanhada pela suavidade acústica de um violão de cordas de aço e um tratamento vocal delicado. Um blues-balada que une o regional e o universal, com referências ao Dalai Lama, John Lennon e outros paladinos da paz. Para ouvir e sonhar, como uma velha canção rock’n roll.


8- Você Deixou Alguém a Esperar - (Edson Ribeiro) Um tributo ao Rei, Roberto Carlos. “Como falar de recordações sem falar dele?”, pergunta Pitta. “No começo de minha carreira, era crooner de baile e imitava Roberto. E esta era uma das músicas preferidas daquela época. Romantismo puro e um verdadeiro clássico”.


9- Sorriso de Flor – (Rafael Pondé) Um xote-surf, bem leve e dançante, com a alegria de quem está surfando... Um regional romântico, temperado pelo acordeom, com referências ao bucolismo da vida do campo de quem, para encontrar a paz, vai “plantar na roça para vender na feira”. Calumbi, Juazeiro, varandas e serras, encontros e despedidas estão presentes neste xote, para ouvir e dançar, com prazer.


10- Sinal de Amor e de Perigo - Uma das letras mais belas e significativas da MPB de todos os tempos, esta canção (de Capenga e Patinhas), foi sucesso nacional na voz de Diana Pequeno. “É uma música muito profética, muito mística e universal, ecológica, muito século 21 e por isso mesmo extremamente atual. Ouçam prestando atenção à sutileza da letra”, diz Pitta.


11 Cachoeira Música dos mineiros Luiz Guedes e Thomas Roth, entra na cota das “recordações” e das canções românticas deste disco, tendo sido originalmente gravada por Ronnie Von.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Vi vc no facebook da Rosa Passos. Gostei do que vc postou. Muito genuíno, sendo você mesmo, sem a babação de sempre. Ali tem coisas que ela posta e em 2 segundos, o pessoal curte e fala umas bobagens....eu acho que o principal motivo é divulgar as canções e não a intérprete que é maravilhosa. Gosto demasiado da voz dela. Sempre pedi para ela postar a canção "Verão" e ela nunca colocou. Mas também sou ousada...falo o que penso. Acho que a música Liberdade do Djavan e/ou Canto da Lira, tem a cara dela cantando. Mas, chega de Rosa Passos, voltando a vc...vim visitar seu blog e, onde posso ouvir as canções? Podes sté achar engraçado como todos acham. Eu, uma garota de 29 anos e super saudosista...Chama-me de museu, mas não me importo. Gosto do que é bom. Mas tb sou muito arcaica. Adoro escrever à mão, sempre tenho livros, cadernos, cds em minha bolsa...enquanto outras mulheres tem batons, e vários tipos de maquiagem...não quero dizer com isso que não sou vaidosa e nem feminina. Vou te adicionar no face e vc analisa. O problema é que não entendo quase nada de informática...essas coisas. Por isso o pessoal me acham de outro planeta.

    ResponderExcluir
  2. Ah...mais uma coisa interessante, foram o jeito de suas descrições sobre cada música. O que vc acha, o que te lembra, o que te faz sentir.... Gostei muito, mesmo.
    ...Sobre a Diana Pequeno, pelo menos no meu estado, acho que sou a única que escuto e curto....rssssssssss....espero que não se importe por eu ser tão espontânea. Esse é o meu jeito, minha personalidade e não vejo nenhum mal nisso. Mas, ainda sou muito nova e tenho muito o que aprender. Um Abraço!!!!

    ResponderExcluir