quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Biografia



Como tudo começou


Carlos Pitta, estreou profissionalmente em disco no ano de 1979, com o

premiado “Águas do São Francisco - Lendas” Selo Chantecler - Continental”,

disco totalmente feito dentro da linguagem do Cordel de herança

Medieval. Em1982, lançou “Coração de Índio”, pela gravadora Continental.

Neste trabalho,iniciando uma parceira com o poeta tropicalista José Carlos

Capinan. Disco noqual foram gravadas músicas de Gilberto Gil, Edu Lobo

dentre outros. Em 1984, através do Selo Independente Studio de Invenções,

Carlos Pitta lançou o disco“Brisa” tendo a participação de músicos renomados,

a exemplo de AntonioAdolfo, João Donato, Maurício Einhorn, Robertinho Silva,

Paulo Rafael, Oberdan Magalhães, Severo e etc..


Em 1986, em parceira com a poetisa Myriam Fraga e o Artista Plástico Calazans Neto, Carlos Pitta lançou o disco “A Lenda do Pássaro que Roubou o Fogo”, com arranjos do maestro Lindenberg Cardoso e apresentação do escritor Jorge Amado.


Com o lançamento do disco “Feliz”, Gravadora RCA Victor em 1988, veio o primeiro sucesso popular nacional com a música Cometa Mambembe (Carlos Pitta / Edmundo Carôso)(“Tenha fé no Azul que tá no Frevo, que Azul é a cor da Alegria...”). Neste disco, participações de músicos como Dominguinhos e Carlinhos Brown.


Reunindo uma Seleção de Sucessos Populares de sua autoria. Lançou “Tapete Mágico” pelo selo Stalo - Poligram em 1990. Em 1992, com a regravação da música “Adeus Mariana” do sanfoneiro gaúcho Pedro Raimundo, no disco “Sete Luas” mais um Sucesso. O disco foi lançado pela Stalo - Poligram. “Dias de Luz”, Gravadora Polidisc - Soni Music (1994) é o oitavo disco de Carlos Pitta e o primeiro lançamento em cd.


Em 1996, através da Continental / Warner Music do Brasil, lançou o cd “Dançando Forró”, com músicas próprias e clássicos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.


Além do seu trabalho como intérprete, Carlos Pitta, tem músicas gravadas por nomes da MPB, como: Elba Ramalho, Daniela Mercury, Alcione, Margarete Menezes, A Cor do Som, Ana Buarque de Holanda, Trio Nordestino, Marinês e Sua Gente, Armandinho, Dodô e Osmar, dentre outros.


Formação

Tendo cursado “Composição e Regência na Universidade Federal da Bahia (1975), além de ter trabalhado com compositores da música erudita contemporânia a exemplo, Ernest Widmer.


Carlos Pitta desenvolveu trabalhos de parceiria nesta área com Lindenbergue Cardoso e produziu o disco “Interregno”, do músico vanguardista Walter Smetak.


No cinema, produziu trilhas para os filmes Boi Arauá, longa metragem em desenho animado de Chico Liberato, Ciganos do Nordeste, média metragem de Olney São Paulo.


“ A lenda da noite perdida”, curta metragem de Cícero Batomarco, Sertão de Cocorobó, de Aguinaldo Siri Azevedo, dentre outros.Participou devários projetos musicais brasileiros. A exemplo, o Pixinguinha.


E dentro do ‘Projeto de levar o Forró para o Mundo”, participou de grandes festivais mundiais de jazz a exemplo de Montreaux, na Suiça e Tubingem , na Alemanha.


Em 2000, atuou ao lado do cantor / compositor Belchior no Circuito Interior de Música Popular Brasileira pelos Centros Culturais do Interior da Bahia. Lançou o CD “Manguepérola”, um trabalho dentro da trilogia; xote, maracatu e baião.


É de Carlos Pitta a produção dos seguintes discos:

1- Walter Smetak (Interregno)

2- Elomar (Na Quadrada das Águas Perdidas, Fantasia Leiga, Auto da Catingueira)

3- A Música de Almiro Adeodato de Oliveira (Choro, Dobrados e outros retratos)

4- A Música do Afoxé Filhos de Gandhi

5- A Música do Sexteto do Beco .


Trajetoria

Com 30 anos de carreira e uma trajetória totalmente voltada para a música popular brasileira. Sempre impondo como marca do seu trabalho, a qualidade, Carlos Pitta, cantor e compositor, nascido em Feira de Santana (Ba), vai cada vez mais avançando no propósito de levar a MPB/dançante para o mundo, em especial com o forró.


Dentro desse projeto, o artista já se apresentou em grandes centros musicais do planeta, a exemplo de New York, New Jersey (EUA), Suíça, Alemanha, Itália, Bélgica (Europa).


Na Suíça, Carlos Pitta e Banda já se apresentaram quatro vezes, naquele que é considerado o maior encontro musical do mundo, o Montreux Jazz Festival. Tendo inclusive, uma música de sua autoria “ Forró no Mangue Beat” no CD “Montreux Jazz Off”.


Com quinze discos lançados, os mais recentes foram “ Mangue Pérola” e “O Melhor do Forró - Não é Fraco Não - vol 1” e o CD “Fotos, Baladas e Recordações”, lançado em junho de 2009, através da gravadora Atração/São Paulo, para todo o Brasil.


Através de suas composições, Carlos Pitta vai ampliando seu trabalho, com músicas gravadas por Elba Ramalho, Alcione, Marinês e Sua Gente, Alcimar Monteiro, Margareth Menezes, Trio Nordestino, Araketu, Armandinho, Dodô e Osmar, Cheiro de Amor, Diana Pequeno, Bendegó, Paulinho Boca de Cantor, Banda de Boca, entre outros intérpretes.


Curiosidades

Como cantor, Pitta já participou de projetos importantes com o Pixinguinha,Sala Funarte e outros e já dividiu palco com artistas como: Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Belchior, Nando Cordel, Sá, Rodrix e Guarabira, Dércio Marques, Gereba, Raimundo Fagner, entre outros.


Em 1999, inspirado numa banda de sopro e percussão, que nos anos 70, percorria as manhãs de domingo no mês de Janeiro em Feira de Santana, anunciando a festa de Nossa Senhora Santana, Pitta criou o Bando Anunciador.


No repertório de shows além de composições próprias, como: Cometa Mambembe (C. Pitta/ Edmundo Carôso), Coração Saltibanco (Carlos Pitta), Amor e Laser, Te Amo Princesa, Forró Brasileiro, Pitta canta músicas de Petrucio Amorim, Belchior, Fagner, Maciel Mello, Raul Seixas, Nando Cordel, Renato Russo, Gilberto Gil, Dominguinhos, Acioli Neto, entre outros .



carlospitta.musica@gmail.com




6 comentários:

  1. Parabéns pelo teu trabalho, principalmente pela música "Cometa Mambembe". Para mim uma música eterna.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber q existe artistas com seu perfil nascidos em nossa cidade, pena q não é valorizado pelo poder público e alguns meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  3. Na minha humilde opinião, o disco ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO, é o melhor disco brasileiro de todos os tempos !!!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei encantado com o seu trabalho, maravilhoso. A mescla da magia do Sertão Nordestino com o imaginário medieval é magnífico. Uma energia etérea nos apossa do ser. Ao balanço da rede, sou rei em ter o privilégio de ouvir-te.

    ResponderExcluir
  5. Águas do São Francisco é uma obra de pesquisa,de folego, com a presença de Rose que tem um colorido especial, parabéns

    ResponderExcluir
  6. Estava eu outro dia tentando lembrar de um cantor que ouvia e gostava e em uma noite de 1985 estava indo telefonar em um telefone publico perto da praça da republica em São Paulo, enquanto aguardava na fila com minha esposa ouvir o moço em minha frente se identificar-se no telefone como Carlos pita que eu nunca havia visto mas que eu ouvia. Não aquentei e quando ele terminou a ligação disse de minha admiração pelas suas músicas
    Hoje lembrei o nome e graças à internet estou ouvindo e recordando os anos de 81 a 84 quando o ouvia
    Parabéns pela obra

    ResponderExcluir